3 de setembro de 2024

Café? CAFÉ!

Tomar café eu vou, café não costuma falhar.
Ao invés de gastar muito em promessas vazias de como aumentar sua longevidade, ou melhorar sua qualidade de vida, existe sempre a opção de beber um bom café.
Pesquisas sugerem que uma xícara (ou três) de café por dia pode ajudá-lo a viver mais.
Os investigadores pretendiam investigar a relação entre o consumo de café e as taxas de mortalidade nas populações europeias.
O estudo incluiu 521.330 participantes, com idades entre 35 e 70 anos, acompanhados por uma média de 16 anos. Os pesquisadores coletaram informações detalhadas sobre hábitos de consumo de café, estado de saúde e mortalidade.
Beber três ou mais xícaras de café por dia foi associado a um risco 12% menor de morte por todas as causas nos homens e um risco 7% menor nas mulheres. Essa associação se manteve mesmo após ajuste para fatores como idade, tabagismo e dieta alimentar.
O estudo sugere que os benefícios do café para a saúde podem resultar do seu rico conteúdo antioxidante. Esses compostos podem melhorar a saúde do coração, reduzir o risco de certos tipos de câncer e melhorar a função hepática.
Além disso, o consumo de café foi associado a níveis mais baixos de inflamação e à melhoria do metabolismo da glicose, cruciais para a saúde geral.
Embora seja essencial considerar a tolerância individual (olá, dores de cabeça) e evitar a ingestão excessiva (olá, insônia), tomar algumas xícaras de café por dia pode contribuir para uma saúde melhor e uma vida mais longa. A OMS descobriu que o café ajuda a proteger contra o câncer, melhora a função endotelial (pense: saúde do coração) e é a principal fonte de antioxidantes na dieta do continente americano.
Se você adora café, como toda pessoa de bom coração, pode saborear mais de uma xícara, mas não se empolgue muito. A pesquisa sugere que os benefícios podem se estabilizar em quatro xícaras.
.
.
.
Se exercite diariamente, priorize uma boa noite de sono, coma alimentos nutritivos e beba um delicioso café.
A vida pode ser mais leve.
Fonte: Marc J. Günther, Neil Murphy, Amanda J. Cross, et al. Coffee Drinking and Mortality in 10 European Countries: A Multinational Cohort Study. Ann Intern Med.2017;167:236-247. [Epub 11 July 2017]. doi:10.7326/M16-2945

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apresentação

josé Roberto Buani

josé Roberto Buani

Médico Psiquiatra

Nascido em Brasília e formado pela Universidade Federal de Goiás. Durante a faculdade desenvolvi uma paixão pela saúde mental e assim que terminei minha graduação iniciei minha residência médica em psiquiatria no Hospital de Base do Distrito Federal. Durante minha formação recebi treinamento de uma equipe fantástica e multidisciplinar que me deixaram seguro em acolher e tratar todo tipo de adoecimento em saúde mental, focando sempre em abordar o indivíduo, com todas suas particularidades e não tratando apenas de doença, porque, afinal, somos muito mais que isso!

Depoimentos

Últimos Posts

×