“Felicidade é só questão de ser”
Como você reage quando sente fortes emoções?
Tentar suprimi-las pode causar mais danos do que benefícios.
Uma nova pesquisa sugere que abraçar e expressar suas emoções, em vez de evitá-las, maximiza seu bem-estar emocional. Sua capacidade de reconhecer e aceitar suas emoções é conhecida como flexibilidade psicológica. Muitas pessoas acreditam ser preciso aceitar o que há de bom e eliminar o que é ruim. No entanto, pessoas que conseguem vivenciar a realidade como ela é são melhores em se adaptar às situações, passam por menos estresse e têm menos probabilidade de serem derrubadas por tempos difíceis, sendo mais resilientes a eventos de adoecimento.
Por exemplo, se você tiver uma experiência frustrante, é melhor permitir-se reconhecer a frustração, aceitar porque isso o incomoda e depois deixar a frustração ir embora, abordando o que você pode fazer a respeito e o que está sob seu controle, para lidar com a situação de maneira diferente.
Pesquisadores rastrearam as respostas emocionais das pessoas a diferentes estímulos visuais e descobriram que aquelas que não tentaram suprimir suas reações emocionais intensas — positivas ou negativas — eram mais felizes, tinham menos raiva e era menos provável que respondessem mal a situações estressantes semelhantes no futuro. Ignorar as emoções negativas faz o oposto do que você imagina. Isso apenas as leva a crescer e intensificar, não ensina como reagir a elas, e cada nova situação estressante pode derrubá-lo com mais a anterior.
Se você perceber e abraçar suas emoções, é menos provável que elas os controlem, fazendo com que você se perceba mais feliz.
Para melhorar sua flexibilidade psicológica, não evite situações que o deixem com medo, estressado ou infeliz. Em vez disso, conseguir mais repetições em situações desafiadoras ajuda você a enfrentar e coexistir com emoções desconfortáveis, desenvolvendo sua resiliência.
Quando você se encontrar nesses momentos difíceis, separe seus pensamentos de seus julgamentos. As pessoas enterram seus sentimentos em parte porque acreditam que isso reflete mal em sua identidade. Mas um pensamento é apenas um pensamento.
Permitir pensamentos e sentimentos sem julgamento pode ajudá-lo a ver as situações com mais clareza e aprender como se adaptar.
.
.
.
Se exercite diariamente, priorize uma boa noite de sono, coma alimentos nutritivos e seja mais flexível.
A vida pode ser mais leve.
Fonte: Klein, R. J., Jacobson, N. C., & Robinson, M. D. (2023). A psychological flexibility perspective on well-being: Emotional reactivity, adaptive choices, and daily experiences. Emotion, 23(4), 911–924.
0 comentários