12 de setembro de 2024

Rivotril e Memória

A discussão sobre os impactos dos usos prolongados de benzodiazepínicos (Rivotril, Frontal, Xanax) não é recente, no entanto, nova luz foi direcionada ao assunto principalmente no aspecto cognitivo e os prejuízos dessas substâncias nessa área.

Em um estudo recente, investigadores descobriram que o uso prolongado dessa classe de medicamentos estava associado a um maior risco de desemprego e incapacidade, com a principal hipótese sendo os efeitos adversos das drogas no funcionamento cognitivo.

Embora os benzodiazepínicos e medicamentos relacionados sejam eficazes no tratamento de crises de pânico, seu uso está associado ao risco de vários resultados adversos, como aumento do risco de tolerância, sintomas de abstinência e efeitos rebote, bem como o desenvolvimento de síndrome de dependência, além de prejuízo cognitivo. Por estas razões, a maioria das diretrizes clínicas recomenda seu uso apenas a curto prazo.

O artigo investiga a associação entre o uso prolongado de benzodiazepínicos e a marginalização do mercado de trabalho. Os utilizadores de longo prazo, 34,4%, apresentaram maior risco de marginalização em comparação com os utilizadores de curto prazo, mesmo após ajustar vários fatores. Este risco aumentado foi observado para pensões de invalidez, ausências por doença de longa duração e desemprego de longa duração.

O estudo conclui que o uso prolongado está associado a risco de prejuízo cognitivo, especialmente entre indivíduos mais jovens, destacando a importância de considerar os efeitos adversos ao prescrever esses medicamentos priorizando, quando possível, medicações ou outras estratégias de tratamento mais seguras.

Assim, se você, ou alguém que você conhece, usa algumas dessas medicações de forma crônica, ou para manejo do sono, talvez seja necessário realizar uma avaliação para verificar se não há outras alternativas mais seguras e tão, ou mais, eficazes.

Fonte: “Taipale H, Tanskanen A, Kurko T, Taiminen T, Särkilä H, Tiihonen J, et al. Long-term benzodiazepine use and risk of labor market marginalization in Finland: A cohort study with 5-year follow-up. European Psychiatry. 2024;67(1):e34. doi:10.1192/j.eurpsy.2024.1745”
.

.

.

Se exercite diariamente, priorize uma boa noite de sono, coma alimentos nutritivos e cuide da sua memória.

A vida pode ser mais leve.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apresentação

josé Roberto Buani

josé Roberto Buani

Médico Psiquiatra

Nascido em Brasília e formado pela Universidade Federal de Goiás. Durante a faculdade desenvolvi uma paixão pela saúde mental e assim que terminei minha graduação iniciei minha residência médica em psiquiatria no Hospital de Base do Distrito Federal. Durante minha formação recebi treinamento de uma equipe fantástica e multidisciplinar que me deixaram seguro em acolher e tratar todo tipo de adoecimento em saúde mental, focando sempre em abordar o indivíduo, com todas suas particularidades e não tratando apenas de doença, porque, afinal, somos muito mais que isso!

Depoimentos

Últimos Posts

×